NILTON SÉRGIO
Apesar do cenário desafiador com a segunda onda da pandemia da covid-19, com restrição de funcionamento de diversos setores, o turismo e a economia criativa avançaram em Santos no ano de 2021. Este é um dos dados que consta no Relatório de Informações da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), que pode ser consultado no portal Turismo Santos.
De acordo com informações apuradas pela Seção de Pesquisa Turística, da Seectur, mesmo com vários equipamentos turísticos fechados no primeiro semestre, em 2021 aproximadamente 14,2 milhões de turistas vieram a Santos. Trata-se de aumento de 30% em relação ao número de 2019 (10,9 milhões), ano anterior ao início da pandemia (ou seja, sem restrições de funcionamento do comércio, equipamentos turísticos etc.).
Conforme o relatório, entre as cidades de origem dos turistas, o maior número vem de São Paulo (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Belo Horizonte (MG). Já entre os estrangeiros, o ranking mostra liderança das Filipinas, seguida de Estados Unidos, China, Holanda e Dinamarca (dados obtidos a partir de agosto de 2021).
Para a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, os números confirmam a expectativa do segmento de que, com a pandemia, os turistas optaram inicialmente por viagens dentro de seus países e com menores distâncias de suas residências. “Por isso, estamos trabalhando para reforçar a divulgação de nossas atrações, sobretudo no Centro Histórico. Dentro deste esforço, podemos citar a gratuidade do Museu Pelé e os eventos que a Prefeitura tem realizado como os festivais Santos Café e do Imigrante, a Primavera Criativa e o Natal Criativo”.
PERCEPÇÃO
O relatório também apresenta análises detalhadas da percepção dos viajantes, com base de sites e aplicativos de turismo como o Review Pro e o Trip Advisor. Os equipamentos turísticos que obtiveram destaque nas avaliações dos turistas foram o Museu do Café, Linha Turística do Bonde, Monte Serrat, Nova Ponta da Praia, jardins da orla e praia do Gonzaga.
Em 2021, houve 296,7 mil visitantes nos equipamentos turísticos da Prefeitura. Em 2020, o número foi de 252,1 mil. Ainda na parte de turismo, o relatório apresenta dados detalhados de ocupação hoteleira, perfil dos visitantes, tempo médio de permanência na Cidade, entre outros.
Atividades de economia criativa e empreendedorismo em crescimento
Outro setor essencial para a retomada econômica, a economia criativa também vem registrando crescimento no Município.
Por definição, economia criativa é o conjunto de atividades relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e habilidade de pessoas ou grupos com insumos primários. Estas atividades são divididas em núcleos: consumo (design, moda, arquitetura e marketing), cultura (música, patrimônio e artes, gastronomia, artes cênicas e artesanato), mídias (audiovisual e editorial) e tecnologia (tecnologia da informação e comunicação).
Em 2019 havia 13.642 atividades de economia criativa registradas em Santos. Em 2021, o número subiu para 17.812, aumento de 30,5%. O crescimento sobe para 156% se considerarmos o índice de 2013 (6.931).
“Estamos estimulando a economia criativa e o empreendedorismo na Cidade em diversas frentes. Por exemplo, com a divulgação de empresas da área, por meio do programa Feito em Santos, parcerias com o Sebrae e realizando cursos gratuitos de qualificação profissional voltados à cadeia produtiva e o empreendedorismo”, explicou a secretária Selley Storino.
SOBRE O RELATÓRIO
O objetivo do relatório é gerar informações de mercado para orientar a tomada de decisões de gestores públicos, empresários e profissionais de diversas áreas, potencializando estes pilares econômicos como atividades estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de Santos.
Para acessar estes e muitos outros dados, basta clicar aqui.
Fonte: Prefeitura de Santos – https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/turismo-e-economia-criativa-crescem-em-santos-mesmo-com-restricoes-da-covid-19