Leandro Queiroz dos Santos, 37 anos, foi o grande vencedor do Concurso Cerveja Artesanal Santista. A receita produzida por ele, uma Strong Bitter, caiu no gosto das juradas Aline Araújo, Glaucia Rodrigues e Julia Reis, e teve a maior pontuação. Como prêmio, ele ganhou uma panela elétrica de cinco litros. Em segundo lugar, ficou David dos Santos Filho, 56 e, em terceiro, Oscar Rodrigues Afonso, 34. Ambos criaram uma cerveja American Pale Ale (APA) e levaram para casa insumos para a produção da bebida.
A divulgação da premiação aconteceu ontem, durante uma festa na Estação do Valongo, com a participação das cervejarias santistas Estiva, Tekoá, CAIS – Cerveja Artesanal, Mucha Breja Santos, Infected Brewing Co., Demonho, Everbrew Pub Santos, Bicudo Brewing e Magoo. A comida ficou por conta da Kokimbo’s, do Quintal da Veia e do Temakinho.
O julgamento das amostras foi no último dia 19, em evento técnico e fechado, que ocorreu na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes). As juradas utilizaram os critérios da BJCP (Beer Judge Certification Program). Destinado, destinado aos cervejeiros caseiros da Baixada Santista o concurso teve a participação de 19 candidatos, produziram uma receita inédita entre cinco tipos de cerveja: Ordinary Bitter, Best Bitter, Strong Bitter, Blonde Ale e American Pale Ale.
O Concurso Cerveja Artesanal Santista foi idealizado pela jornalista Thaís Lyra, da Conec.Tha Comunicação e Marketing, em parceria com o Lab 4D – Laboratório de Inovação e Impacto 4 D, e tem como principal objetivo fomentar o mercado cervejeiro artesanal na Cidade e na região. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Santos, da Secretaria de Turismo (Setur), do Visite Santos, do SinHoRes e da Liga Gourmet.
Strong Bitter é eleita a Cerveja Artesanal Santista