Pesquisa do SINHORES aponta que a taxa de reservas para a Páscoa está em quase 60%; já para a folga prolongada de Tiradentes este número chega a 48,5%
Após mais de dois anos de restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o setor hoteleiro da Baixada Santista espera viver um dos seus melhores momentos agora no mês de abril. Os feriados de Páscoa e Tiradentes serão as primeiras folgas prolongadas do ano após a liberação do uso de máscaras no estado e a expectativa dos hotéis é ultrapassar a taxa de 90% de ocupação.
Os dados coletados em pesquisa realizada pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira) apontam que, até o momento, a média de reservas já efetuadas para a Páscoa gira em torno de 60% e cerca de 50% paras as datas disponíveis no feriado de Tiradentes.
“Neste momento o cenário é muito positivo. O aumento da vacinação, com consequente diminuição expressiva nos casos de covid-19, garante um pouco mais de segurança e liberdade para os turistas que querem aproveitar o descanso no litoral. Se a previsão do tempo ajudar, os feriados de abril certamente serão importantes para o processo de recuperação do setor”, enfatiza Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
O levantamento foi realizado em hotéis e pousadas das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, cuja amostragem representa aproximadamente 1.517 acomodações, com capacidade de atendimento para mais de 3 mil pessoas.
Principais tendências de destinos
De acordo com projeções da Revista de Tendências do Turismo, produzida pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), as principais tendências pós-pandemia e que devem impulsionar a retomada das atividades turísticas ao longo de 2022 são o turismo de experiência, o turismo gastronômico e as férias com autocuidado.
Um dos exemplos dessas tendências é o caravanismo, que tem sido incentivado pelo governo com o reforço da segurança e da estrutura nas rodovias do país. Já dentre os principais destinos dos viajantes, destacam-se locais ligados à natureza, com praia, sol e ações de ecoturismo.
Essas características e opções de lazer apontam para variados pontos turísticos da Baixada Santista, que conta com a passagem de diversos biomas brasileiros, hotéis próximos às praias e com estrutura para o público que viaja em meio ao home office, além de oferecer um clima ideal para um final de semana na praia em vários meses do ano.
O presidente do SINHORES, Heitor Gonzalez, destaca, ainda, que, além dos benefícios naturais oferecidos pela região, os hotéis, bares e restaurantes têm se empenhado em proporcionar uma hospedagem e recepção cada vez mais completa e confortável, para que o usuário se sinta atraído a fidelizar a estadia nas cidades do litoral paulista. “Com as belezas e o clima da região, com estabelecimentos aconchegantes e com infraestrutura completa, o turista encontrará tudo o que precisa para uma viagem proveitosa e relaxante”, comenta.