Levantamento foi realizado com moradores das cidades da Baixada Santista, e mostra o apoio dos consumidores em relação à retomada das atividades
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes) disponibilizou um questionário online, para entender o comportamento dos consumidores da região, em relação a reabertura dos estabelecimentos, pós o período de isolamento social. O Levantamento mostra que a população já se sente segura para voltar a frequentar os locais, desde que os comerciantes sigam as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde. A pesquisa que contou com 1.629 participantes foi enviada para moradores das nove cidades da Baixada Santista, entre os dias 22 e 25 de maio.
A entidade questionou os participantes sobre o uso de equipamentos de segurança pelos estabelecimentos, e como essas pessoas se sentiriam, ao chegarem aos locais que estão adequados as normas de segurança da OMS, como por exemplo: o uso de máscaras pelos atendentes e displays com álcool em gel disponíveis pelo salão. Concluindo que 94% dos consumidores entendem que estarão seguros e retornarão ao comércio. Em relação à utilização de máscaras, pelos clientes, 81% acreditam ser necessário o uso do equipamento para entrarem nos comércios.
Outros dados
Em relação ao consumo do delivery: 57% continuarão a utilizar o serviço com maior frequência, quando estiverem em casa. Já no ambiente de trabalho, o comportamento é diferente: 47% levarão sua própria comida; 31% voltarão a frequentar restaurantes por quilo; 19% passarão a optar por locais que sirvam pratos prontos; e 15% continuarão a utilizar o serviço de entregas. A questão relacionada a este assunto tinha a possibilidade de assinalar mais de uma opção. A pesquisa questionou a opinião dos participantes, em relação a celebrações de aniversários e confraternização com amigos: 35% das pessoas disseram que pediriam comida em casa; 33% preferem preparar sua própria refeição; e 32% iriam até o seu restaurante favorito.
O questionário também analisou a atitude dos entrevistados diante das próximas datas comemorativas do nosso calendário. No Dia dos Namorados: 36% pediriam delivery; 32% cozinhariam; e 32% dos participantes iriam até o seu comércio predileto. Em relação a motéis, apenas 21% dos entrevistados reservariam uma suíte, os outros 79% ficariam em suas residências. Já no Dia dos Pais: 50% preparariam sua comida; 30% comemorariam em um restaurante; e 20% ficariam em casa e pediria delivery. Já sobre reserva em hotéis, 74% ficariam em casa e 26% dos clientes fariam uma viagem em família.
O levantamento também mensurou o comportamento dos usuários em feriados prolongados: 53% ficariam em casa e 47% viajariam para um hotel. Em relação a locais do segmento de alimentos e bebidas: 59% não estariam confortáveis para um encontro com muitas pessoas; 33% fariam um happy hour com amigos; e apenas 8% frequentariam um bar ou restaurante acompanhado de um amigo.
Em casos de dúvidas, sobre o levantamento, entre em conato com o SinHoRes: 13 3223-7372|13 99136-3143 ou contato@sinhores.org.br , atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12, e das 14h às 18h.