As regras começam a valer a partir de segunda-feira (25)
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que a região da Grande São Paulo, que integra a capital, vai regredir para a fase laranja do Plano São Paulo, a segunda mais restritiva. Outras seis regiões passarão da fase laranja para a fase vermelha, a mais restritiva, em que só atividades essenciais podem funcionar. Essas novas medidas e protocolos passam a valer a partir de segunda-feira (25).
O governo também determinou que todo o Estado de São Paulo ficará em fase vermelha todos os dias, das 20h às 6h, a partir de segunda-feira (25). Além disso, a fase vermelha valerá também para todo o estado, nos finais de semana e feriados, a partir do próximo final de semana, nos dias 30 e 31. A determinação vale inicialmente apenas por dois finais de semana, até 7 de fevereiro.
Essas ações visam conter as aglomerações em bares e restaurantes, principalmente os que funcionam como lazer noturno, período em que o Centro de Contingência ao Coronavírus considera o de maior risco de contágio da covid-19. Segundo a nova atualização do Plano São Paulo, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté passam da laranja para a vermelha. Já Barretos vai direto da amarela para a vermelha, se unindo a Marília, que já estava na fase mais restritiva.
O que funciona na Fase Vermelha:
- Farmácias Mercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
- Transportadoras, oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
- Bancos
- Pet shops
- O que funciona na Fase Laranja:
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.