Após o período de atividades interrompidas ou com restrições de funcionamento devido à pandemia do coronavírus em 2020 e 2021, os hoteleiros estão com expectativas positivas em relação ao faturamento de 2022.
Em uma pesquisa realizada com profissionais da categoria, aplicada pela HSMAI BRASIL, metade revela acreditar que os lucros deste ano poderão se igualar aos de 2019, período antes da Covid-19 atingir o país e o mundo.
“Aqui na Baixada Santista essa projeção já vem se comprovando com os bons resultados do setor alcançados no primeiro trimestre do ano. No final de fevereiro, durante o feriado de carnaval, por exemplo, a ocupação da rede hoteleira na região superou o esperado e atingiu a média de 92% de ocupação”, comenta o presidente do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), Heitor Gonzalez.
Conforme explica o presidente da entidade, o feriado revelou como a população está disposta a retomar a rotina de passeios curtos, aos finais de semana e feriados prolongados. A pesquisa da HSMAI Brasil ainda revela que o comportamento do viajante mudou, e agora busca mais agilidade, segurança e melhores condições de hospedagem neste período pós-pandemia.
Principais tendências de destinos
De acordo com projeções da Revista de Tendências do Turismo, produzida pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), as principais tendências pós-pandemia e que devem impulsionar a retomada das atividades turísticas ao longo de 2022 são o turismo de experiência, o turismo gastronômico e as férias com autocuidado.
Um dos exemplos dessas tendências é o caravanismo, que tem sido incentivado pelo governo com o reforço da segurança e da estrutura nas rodovias do país. Já dentre os principais destinos dos viajantes, destacam-se locais ligados à natureza, com praia, sol e ações de ecoturismo.
Essas características e opções de lazer apontam para variados pontos turísticos da Baixada Santista, que conta com a passagem de diversos biomas brasileiros, hotéis próximos às praias e com estrutura para o público que viaja em meio ao home office, além de oferecer um clima ideal para um final de semana na praia em vários meses do ano.
O presidente do SINHORES, Heitor Gonzalez, destaca, ainda, que, além dos benefícios naturais oferecidos pela região, os hotéis, bares e restaurantes têm se empenhado em proporcionar uma hospedagem e recepção cada vez mais completa e confortável, para que o usuário se sinta atraído a fidelizar a estadia nas cidades do litoral paulista. “Com as belezas e o clima da região, com estabelecimentos aconchegantes e com infraestrutura completa, o turista encontrará tudo o que precisa para uma viagem proveitosa e relaxante”, comenta.