Pesquisa do SINHORES aponta que 64% dos leitos já foram reservados para o Natal e no Réveillon a taxa de ocupação está em 72%
As comemorações de final de ano são o verdadeiro termômetro para a temporada de verão na Baixada Santista. Em pesquisa realizada entre os dias 8 e 9 de dezembro, o SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira) identificou que está alta a procura por hospedagem nesta época do ano: 64% dos leitos já estão reservados para o Natal e, no Réveillon, a taxa de ocupação chega a 72%.
Os dados foram coletados em hotéis e pousadas das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, cuja amostragem representa aproximadamente 1.600 acomodações, com capacidade de atendimento para mais de 3 mil pessoas. “Mesmo faltando alguns dias para as festas, já temos hotéis com reservas esgotadas para o período. A alta do dólar e as medidas restritivas para o turismo internacional devem impulsionar as viagens domésticas, sendo a nossa região uma das mais procuradas pelos turistas”, comenta Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES.
Para atender essa demanda, os estabelecimentos estão completando seu quadro de colaboradores. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 478 mil trabalhadores formais devem ser contratados até fevereiro de 2022, sendo que 81,7 mil irão suprir essa demanda da alta temporada.
“Nossa expectativa é que este verão seja um dos melhores dos últimos anos. nossa região deve abrir até 10 mil novos postos de trabalho, inclusive algumas dessas vagas já foram preenchidas e estes profissionais estão em fase de treinamento”, revela Gonzalez.
Protocolos – Mesmo com o fim das restrições de horário e capacidade de atendimento em todo estado de São Paulo, a orientação do SINHORES da Baixada Santista e Vale do Ribeira é que a rede hoteleira continue cumprindo os protocolos sanitários para manter a segurança de todos durante esse período de pandemia: uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel 70%; aferição de temperatura diária em hóspedes e colaboradores; desinfecção das malas ao entrar no hotel; proteção de acrílico nos balcões de atendimento da recepção, entrega de chaves higienizadas aos hóspedes.
Foto: Prefeitura de Santos / Isabela Carrari