Após mais de dois anos de pandemia de covid-19, o Dia dos Namorados voltará a ser celebrado com um certo grau de volta à normalidade neste ano. A data, uma das mais importantes para o varejo, será uma excelente oportunidade para o setor e demais segmentos – como bares, restaurantes e hotéis – recuperarem parte do prejuízo decorrente da crise sanitária. Nossos especialistas prepararam uma série de dicas de gestão e marketing para que você possa obter os melhores resultados.
1) Informações de mercado
A primeira dica é estar bem-informado (a) em relação às tendências, aos lançamentos e às preferências dos consumidores. Itens de vestuário (roupas, calçados e acessórios), cosméticos e perfumes tradicionalmente são os preferidos na hora de presentear. Ainda assim, pesquisas realizadas por institutos e agências de marketing, as quais estão disponíveis para serem acessadas gratuitamente, contêm informações relevantes na hora de definir estratégias. Também é importante estar atento (a) ao perfil dos clientes da sua loja, já que o cenário econômico de inflação elevada comprometeu o orçamento das famílias, o que pode impactar na escolha do presente.
2) Preparação da loja e da operação
Para que os clientes tenham uma boa experiência de compra, é importante que a sua loja, física ou online, esteja preparada quanto aos estoques e ao número de funcionários (se houver), bem como ao treinamento da equipe para apresentar lançamentos, ações promocionais, prazos de entrega, troca e devoluções. A decoração também é um fator importante para que o cliente vivencie a data. No caso da loja virtual, cores, fotos e banners cumprem esta função. Uma forma de trazer valor para a marca e fidelizar clientes é oferecer serviços diferenciais, como entrega rápida, embalagens para presente, cartões e sugestões de frases de declaração.
3) Monte kits
Escolher o presente ideal pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. Por isso, a loja pode auxiliar no processo montando kits, a serem classificados por combinação (um conjunto de roupas e acessórios), funcionalidades (itens de maquiagem), complementariedade (smartphones, capinha e película de proteção), preço (até R$ 50, R$ 100 ou R$ 150) ou por itens sortidos (um kit de cervejas artesanais), enfim, basta usar a criatividade. Além de ajudar o cliente no processo de escolha, o tíquete médio será maior.
4) Relacione os presentes ao perfil
Ainda de acordo com a estratégia de montagem de kits, uma possibilidade é chamar a atenção dos clientes relacionando os produtos ao perfil da pessoa – por exemplo, presentes para uma pessoa que goste de cozinhar, ler, viajar, entre outros.
5) Redes sociais
Invista na produção de conteúdo relacionado à data. Além de destacar os produtos da loja e as promoções, também é importante interagir com os seguidores, por exemplo, por meio de concursos de declarações de amor, ou postagens de fotos de casais marcando a loja, em que o vencedor ganha um prêmio. Nas postagens nas redes sociais e no site, fique atento(a) à diversidade, incluindo e estimulando a participação de casais LGBTQI+, jovens e idosos, de diferentes raças e nacionalidades etc.
6) E-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma das melhores formas de se comunicar com os clientes. Chame a atenção para a ocasião e ofereça cupons de desconto. É muito provável que a sua loja atraia, inclusive, solteiros, que vão querer aproveitar os descontos. Na montagem do e-mail marketing e até mesmo de uma landing page, atente-se ao texto e às imagens, já que, muitas vezes, o conteúdo será acessado pelo celular e, dependendo do sinal de internet do local, pode demorar para ser carregado – causando a desistência do cliente.
7) Ofertas para os “atrasados”
Como sabemos, brasileiro deixa tudo para a última hora, e é claro que no Dia dos Namorados não seria diferente. Aproveite para investir na data até o último minuto. Nos dias 10 e 11 de junho, chame a atenção com frases do tipo: “O Dia dos Namorados é amanhã, mas ainda dá tempo de aproveitar as nossas ofertas”; ou “Ainda não comprou o seu presente? Visite a nossa loja e confira os kits preparados especialmente para o seu amor”. Como o dia 12 de junho deste ano cairá num domingo, se for o caso, avise os clientes que a loja estará aberta ou que haverá um plantão especial. Além disso, lançe mão de frases que remetam aos serviços da loja, tais como: “Sem muito tempo para procurar o presente da pessoa amada? Compre pelo site e retire na loja”; ou “Compre online e entregamos em até três horas”.
8) Atendimento em tempo real
Na semana do dia 12, é importante investir no atendimento em tempo real pelos canais online. No WhatsApp, por exemplo, os vendedores devem estar atentos para esclarecer as dúvidas e responder às perguntas dos clientes o mais rápido possível. No caso do site, preço do frete e prazo de entrega são fundamentais, por isso, as informações devem ser precisas. Ferramentas como e-mail marketing, SMS ou atendimento virtual direto dos vendedores para os clientes que abandonam o carrinho de compra também são essenciais.
FONTE: FECOMERCIO – encurtador.com.br/mrAR0